quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pão de queijo

Na volta, olhamos o pomar da minha tia e voltamos carregadas de mamões, mandioca, graviola, acerola, figos.Minha tia planta de tudo e leva isso muito a sério. Usa até agrotóxico,um do tipo muito caro e que faz meu tio reclamar do preço.
Sentamos pra comer pão de queijo, herança que minha tia trouxe de Minas Gerais – moraram lá por 15 anos – mas que sua irmã alega que é receita da minha vó. Confirmo com a minha mãe.Tudo que é da minha vó muito me interessa. Achei sempre ela uma mulher muito guerreira em criar dez filhos em tempos difíceis, especialmente para as mulheres, em um estado machista como o nosso, que discriminava até as mulheres inteligentes como minha vó.
Ela cuidava da casa, ordenhava as vacas da fazenda e ainda lavava roupa pra fora, o que lhe permitia comprar seus próprios cigarros e seu batom.
Naquela época, uma mulher de família que se pintava e fumava era bastante incomum na roça, segundo minha mãe.Até do fato dela ter sido desbocada me orgulho. rsrs

Nenhum comentário: