quarta-feira, 27 de maio de 2009

Conversas

Meu tio, seu cunhado e eu discutimos a última briga entre o Ministro Barbosa e o Min. Gilmar Mendes, já que o último é cria de Diamantino-MT, de onde teriam saído os jagunços de que o Min. Barbosa falou em rede nacional.
Disso fomos parar em uma reclamação trabalhista que meu tio responde em que ele alega ter pago todas as dívidas rescisórias, versão essa combatida pelo Autor.
Perdeu meu tio em primeira instância, o que ensejou penhora de um trator velho. O trator foi á hasta pública e não foi penhorado por falta de comprador.
Acho que eu nunca vi disso no Rio de Janeiro, de não executar a sentença por falta de quem adquira o bem penhorado. Ainda mais penhorar um trator velho.

Vendo fotos da ExpoDireto*, em Não-Me-Toque-RS, onde mora toda a família da minha mãe e minha base de operações quando vou pro Rio Grande do Sul, todos comentam como a cidade está crescendo e tem fama internacional.
-É verdade, eu digo, mas também com um nome desses...
Alguns riem, mas penso que forçosamente.
Um dos convivas acha o comentário descabido, eu acho.
-Vocês falam, mas é a capital da agricultura de precisão.**
Fiquei na dúvida, mas fica pra depois essa pergunta, pensei.
Me lembro de ter pego alguns folhetos sobre a cidade na prefeitura no ano passado e acho que falava algo disso. Li a respeito, mas não entendi muito bem. Eu não entendo muito de agricultura, da minha família a única que mexeu com isso foi minha mãe e durante pouco tempo, pois dos dez filhos ela é a caçula.
O que eu também não entendo também é porque o Rio Grande do Sul é um estado tão desenvolvido e o Mato Grosso carece de tanta coisa, se o celeiro nacional é o Mato Grosso.

*A ExpoDireto é uma feira de pecuária ,agronomia e agricultura que ocorre todos os anos em muitas cidades gaúchas e que é sempre evento na cidade, gerando muitos empregos e circulação de renda.

**Agricultura de precisão é aquela em que, utilizando-se de maquinário específico, munido de GPS capaz de identificar os taliões de solo que necessitam de mais ou menos adubação, dependendo da análise de amostragem do solo, é possível produzir mais com menos investimento, aumentando assim a margem de lucro sem aumentar a área de produção. Tendo em vista que no Rio Grande do Sul a ausência de terra para cultivo é grande hodiernamente, sendo um palminho de terra disputado à tapa, essa é uma técnica muito utilizada por lá, técnica essa que se espalha também aqui pelo Mato Grosso.

Nenhum comentário: