quarta-feira, 27 de maio de 2009

Campo de Girassóis




Fomos dar uma volta de carro pela fazenda.
Tio Cláudio planta apenas soja e agora estamos na entre-safra e os campos estão com a sua cobertura natural.
Quando olhamos pro lado, minha tia explica que os vizinhos ali plantam milheto, milho pra pipoca e girassol. Que o milho de pipoca vai todo pra exportação , inclusive pros EUA e que Campo Novo do Parecis tem a maior produção de girassol do país. Os campos de girassol são belíssimos, especialmente ao meio-dia, quando as flores, buscando a luz, viram a cabecinha pro alto.
Dentro da caminhoneta mesmo nos servimos de um chimarrão. Embora cada uma more num canto, todas as irmãs de minha tia, descendentes de alemães, são gaúchas “matistas”, como elas dizem.
Servem o chimarrão curto, com pouca água, pra não virar. Rose,irmã de minha tia, solta uma máxima gaúcha :” não é pra viúva, mas o mate é mal-servido, pra não virar”.
Pedi a minha mãe porque o mate de viúva é mal-servido.
-Porque delas falta um pedaço.
Achei isso romântico.
Depois falam que os gaúchos são frios. Sempre achei as músicas gaúchas tão românticas...
A que eu acho mais bonita é a “Nós”, do Oswaldir e Carlos Magrão. Mas é porque conheço poucas. Tenho algumas na memória, das quais parcamente me lembro da melodia e provavelmente nunca saberei de quem são ou quem as canta.

Nenhum comentário: